Off Grid
Off grid - Fora da Rede
O sistema on grid e off-grid, se destaca por não estar conectado à distribuidora de energia elétrica.
Afinal, o imóvel não necessita da concessionária de energia, podendo operar de forma autônoma. Nesses casos, a solução é mais indicada para casos específicos. Alguns exemplos:
áreas rurais;
regiões com baixa infraestrutura em rede elétrica.
Toda a energia absorvida e produzida, nesse modelo, é armazenada nas baterias solares. E, assim, o imóvel é abastecido sempre que necessário (quando não há sol ou à noite, entre outras situações).
Nesse ponto, vale ainda mencionar que a quantidade de baterias condiz com o perfil de consumo do usuário. Quanto mais ele necessitar, mais baterias serão necessárias.
Funcionamento e características
Como vimos, o sistema off-grid se destaca por não estar conectado à distribuidora de energia elétrica. Dessa maneira, atua e opera de forma autônoma, gerando, convertendo e consumindo a própria energia do seu sistema fotovoltaico, sem intermediários.
Prós e contras de sistemas off-grid
Podemos destacar, entre as vantagens do sistema off-grid, que é uma solução versátil para áreas onde ainda não existe energia elétrica plenamente estabelecida.
Além disso, embora seu custo costume ser mais elevado do que o sistema on grid, o modelo off-grid ainda é mais acessível do que a construção de infraestrutura convencional de energia elétrica.
Também como destaque dá para mencionar o quanto as pessoas se tornam autossuficientes com o sistema off-grid. Você passa a gerar toda energia consumida, dependendo das situações na qual a instalação se deu.
Contudo, entre o sistema on grid e o off grid, algumas características não tão positivas podem ser observadas nesse modelo, exclusivamente. Por exemplo:
baterias só podem armazenar uma quantidade específica de energia — o que, às vezes, pode demandar a necessidade de contratação de um gerador para emergências;
se comparado com o sistema on grid, o off-grid tende a exigir um investimento maior;
o sistema off-grid não gera a possibilidade de desconto na conta de luz.
São fatores, portanto, que devem ser levados em consideração antes de decidir-se entre sistema on grid e off-grid.