On Grid

On grid - Conectado a rede

1/12/20242 min read

O sistema on grid apresenta algumas características bem positivas para quem vem pensando em investir em energias renováveis.

Trata-se de uma solução na qual o imóvel onde o sistema fotovoltaico e as placas solares foram instaladas seguem conectadas à rede de distribuição de energia elétrica.

Com isso, toda a energia captada pelos painéis solares é convertida em eletricidade e usada, posteriormente, para abater a conta de luz do próprio imóvel.

Em seguida, esse excedente é devolvido à concessionária, que então gera os créditos solares para o consumidor usar nos meses seguintes.

Inclusive, esses créditos podem ser usados em outra modalidade para quem trabalha com energia solar, aumentando sua economia: o autoconsumo remoto.

Por meio desse recurso, o crédito não usado no local onde estão instalados os painéis fotovoltaicos pode ser alocado em outro imóvel. Desde que, para isso, a unidade esteja sob a mesma titularidade e sob a mesma rede concessionária de energia elétrica.

Portanto, quando falamos em sistema on grid e off grid, vale destacar a praticidade e alta possibilidade de economia proporcionadas pelo primeiro modelo

Funcionamento e características

Vamos entender melhor como funciona o sistema on grid solar. Por estar sempre conectada à rede de distribuição de energia, a solução conta — além dos painéis — com equipamentos que convertem a energia solar em eletricidade.

Por conta disso, não é necessária a aquisição de baterias solares, por exemplo. Isso ajuda a baratear a instalação do sistema. E também é o que mais favorece a redução nos custos com energia elétrica mensalmente.

Prós e contras de sistemas on-grid

Com base no que apontamos até aqui, o sistema on grid apresenta algumas características bem positivas para quem vem pensando em investir em energias renováveis.

Abaixo, vamos apontar os grandes benefícios desse tipo de solução:

  • os painéis solares ajudam a converter energia solar em energia elétrica. Gradualmente, isso se traduz em descontos significativos no valor da conta de luz;

  • o custo de instalação do sistema on grid também tende a ser mais barato do que o sistema off grid.Pois, como destacamos, ele não necessita de baterias solares para funcionar;

  • muitas vezes, o sistema on grid pode ser usado como uma bateria virtual com grande carga de eficiência e sem a necessidade de manutenção.

Por outro lado, alguns pontos de atenção devem ser observados no sistema on grid e off grid. Sobre o primeiro citado, contudo, vale a pena ficar de olho no fato de que esse modelo de sistema fotovoltaico não possui um backup de energia.

O que é uma desvantagem durante eventuais quedas de energia elétrica — especialmente, quando isso ocorre durante o dia. E um dos motivos para isso ser um grande problema é que a transmissão com a rede concessionária é interrompida, nesses momentos, para assegurar a proteção dos funcionários designados para resolver o problema de queda de energia.